terça-feira, 14 de abril de 2009

Um cheirinho da Semana da Leitura...

A Semana da Leitura onde se integrou também a comemoração do Dia Mundial da Poesia decorreu entre os dias 16 e 20 de Março e teve como principais objectivos: fomentar valores e atitudes de partilha e de trabalho conjunto, elevar os níveis de literacia, contribuir para a formação cívica e estética dos alunos, promover o contacto com o texto poético, em diferentes suportes e estimular hábitos de leitura.
Entre as variadas actividades que foram desenvolvidas no Agrupamento, contámos com:
• Exposições: Imprensa escrita (jornais locais, jornal escolar, Boletim Informativo da Biblioteca Escolar), Gente Ilustre da Beira, Manuais de Outrora e de Poesia)
• Amostra de trabalhos no âmbito do Projecto de promoção da leitura “Ler, para Saber Ser e Saber Estar”
• Feira do Livro/Visionamento de fotos de actividades de animação da leitura
• Painel de opinião – Para mim, o livro é…
• “Um minuto de poesia”, nas aulas de Português
• Leituras animadas
• Dramatizações
• Palestras
Orgulhamo-nos da visita de alguns encarregados de educação, como a mãe do Rúben, do 5ºB ou a mãe da Bárbara, do 7ºB,que partilharam com os alunos presentes na Biblioteca uma história bem engraçada, bem como um ateliê de Expressão Dramática, onde descobriram os sons das palavras, dos sentidos, dos papéis que guardam histórias.

A professora Beatriz contou, para os alunos da Pré e 1º ciclo de Pendilhe e 5ºB, a história “Luísa e a maçã”, de Alice Vieira. No final, a propósito da história, ofereceu uma maçã a cada aluno, acompanhada de uma mensagem bem didáctica “O livro é um Amigo”. Mais tarde, foi contar a mesma história aos alunos do 2º ano da EB1 de Vila Nova de Paiva. Os alunos adoraram!

Os alunos do 1º Ciclo de Pendilhe a representar uma peça de teatro!

A professora Alice preparou em conjunto com dois alunos um poema sobre a árvore, os quais foram lidos na sala de professores, no intervalo.

A Semana da Leitura contou com o entusiasmo por parte das funcionárias. Ler é importante para todos.

Também a professora Margarida Dias, à semelhança do ano passado, participou activamente. “O Segredo do Rio” e “O Rebanho perdeu as Asas” foram as histórias escolhidas por ela, fazendo-as acompanhar de um material lúdico-pedagógico bem atraente. Surpreendeu os alunos com a prova de mel numa bolacha de água e sal, que fez as delícias de todos.

Quanto a palestras, o Sr. Fernando Bonito contou como o seu jornal “Notícias do Paiva” cresceu e a sua paixão pela escrita permitiu a concretização de um anseio, incentivando os alunos presentes a prosseguirem os seus sonhos.

Já o Dr. Alberto Correia e a Drª Sílvia do Centro de Estudos Aquilinianos partilharam connosco alguns aspectos menos divulgados da vida e obra do escritor Aquilino Ribeiro.

Mas o centro das nossas atenções foi para o poeta popular, Manuel Machado, que nos presenteou com duas sessões de poesia, uma destinada aos alunos, na Biblioteca e a outra na Tertúlia. Soube-nos a pouco…


No final, algumas opiniões foram colocadas no mural do átrio da Biblioteca e que sintetizaram a realidade retratada na Semana da Leitura.