quarta-feira, 13 de outubro de 2010

IV Conferência do Plano Nacional de Leitura

A Conferência Internacional "Ler no século XXI - Livros, leituras e tecnologias" decorre nos dias 15 e 16 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.Este evento conta com a realização de diversas conferências, apresentações de estudos, organização de painéis temáticos e, ainda, com uma homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo.
No dia 15 de Outubro, a primeira conferência, intitulada "Nuevos lectores. Otra escrita", será proferida por Antonio Rodríguez de las Heras, director do Instituto de Cultura e Tecnologia da Universidade Carlos III, em Madrid.
Segue-se a conferência "O cérebro com que se aprende a ler depois dos 50 anos", da responsabilidade de Alexandre Castro Caldas, professor do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa.
Da parte da tarde, está prevista a conferência "Políticas e práticas de alfabetização no Brasil: avanços e desafios", a cargo de João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, à qual se seguirá o painel "Livros, leituras e tecnologias", que conta com a participação de José Afonso Furtado, director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, de Isabel Coutinho, jornalista do jornal Público, e de Paulo Ferreira, consultor editorial da Booktailors.
Neste dia, está ainda prevista uma homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo.
A sessão termina com a apresentação do estudo "Como lêem e como deveriam ler as crianças portuguesas do 1.º ao 6.º ano", que tem como oradora Isabel Leite, professora da Universidade de Évora.
No dia 16 de Outubro, o evento inicia-se com a conferência "The amplified author and creative reader", realizada por Chris Meade, director do if:book.
Depois, decorre um painel que versa sobre três temáticas: Ler+ Teatro, Novas Oportunidades a Ler+ e Novas Leituras.
Os trabalhos encerram com a divulgação do estudo "Avaliação externa do Plano Nacional de Leitura", levada a cabo por António Firmino da Costa, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.