sábado, 27 de novembro de 2010

30 mil alunos por ano aprendem a fazer jornais


Estudantes de todo o País, entre os dez e os 18 anos, vestem a pele de jornalistas por um dia. Uma experiência que se pretende lúdica e pedagógica. O centro educativo Media Lab é hoje inaugurado oficialmente, mas já é um verdadeiro sucesso.
Mais de 30 mil alunos, de norte a sul do País, 120 por dia, são esperados no Media Lab do DN durante o seu primeiro ano de funcionamento. Qual é a importância do jornalismo? O que é e como se faz uma notícia? Quais os assuntos com maior importância num jornal e para a sociedade, em geral? Como se compõe um bom título e uma manchete? O que é e de que é feito um lead? Como se faz uma primeira página de um jornal? Como se complementa o papel com o digital?
Todas estas e tantas outras perguntas são ensinadas, na teoria e na prática, aos mais novos, no mais recente projecto do DN, o Media Lab. O centro educativo, que é hoje inaugurado e oficialmente lançado segunda-feira, vai organizar workshops sobre o mundo do jornalismo, colocando os estudantes das escolas básicas e secundárias de todo o País na pele de jornalistas por um dia.
No Media Lab, os alunos vão aprender mais sobre a importância dos meios de comunicação (e do DN, em particular) na nossa sociedade e cultura, ficarão a conhecer o edifício e a história do jornal e têm ainda a ocasião de criar uma primeira página de um diário, com conteúdos escolhidos por eles.
Um projecto inovador, que levou cerca de seis meses a ganhar vida, e que pretende cruzar a aprendizagem com a criatividade dos mais novos. Tudo isto com a ajuda de tecnologia avançada, numa clara e forte aposta do DN, a pensar no futuro.
Apesar de o lançamento oficial ser apenas esta segunda-feira, o projecto educativo tem sido testado desde meados de Novembro, tendo já registado um enorme sucesso. 
Veja o vídeo: