sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ler para ajudar o próximo

Da recolha de livros à entrega de parte das receitas obtidas a instituições de cariz social, as campanhas com fins de solidariedade estão em alta. Porto Editora, Bertrand e 7 Dias 6 Noites têm em curso iniciativas autónomas com um fim comum: auxiliar crianças carenciadas.

A proximidade da época natalícia sempre foi sinónimo de campanhas para os mais diversos fins, mas este ano, com uma crise económica que não dá tréguas, as editoras mostram-se mais empenhadas do que nunca no apelo à solidariedade.

Se os propósitos são os mesmos - auxiliar quem mais precisa -, os meios para lá chegar divergem. Há quem entregue um euro por cada exemplar vendido (Porto Editora), os que convidam os compradores a oferecer livros que serão encaminhados para associações (Bertrand), mas também editoras que se comprometem a oferecer outro livro na compra de um exemplar.

É este o caso da jovem editora 7 Dias 6 Noites, cuja campanha se iniciou agora e deverá prolongar-se durante um ano. "O meu primeiro livro" é o nome da iniciativa que pretende doar às escolas de Moçambique e Cabo Verde um total de 100 mil livros.
"É uma forma de apetrechar bibliotecas em muitos casos inexistentes e, ao mesmo tempo, difundir a língua portuguesa", sintetiza o editor Manuel Reis, que lançou o convite a escritores como João Tordo, Richard Zimler e Mia Couto para aderirem à iniciativa, ao lado dos apresentadores Tânia Ribas de Oliveira ou Helder Reis.

Os livros abrangidos pela campanha estão agrupados num pacote de dois exemplares: um vai para o leitor e o outro terá um espaço no interior para uma dedicatória, por forma a que a criança que o recebe saiba quem lho oferece.

Ambicioso, Manuel Reis sonha já com horizontes mais elevados que tornem possível o objectivo de chegar a outros países do espaço lusófono.

Se a 7 Dias 6 Noites se estreia agora em iniciativas com um cunho altruísta - embora já tenha prevista uma nova, intitulada "Papéis pintados" -, para a Porto Editora estas campanhas não são novidade.

Há cinco anos que a UNICEF recebe donativos anuais, arrecadando verbas importantes para o seu funcionamento. O mesmo irá suceder agora com a Ajuda de Berço, instituição que atravessa um momento delicado do ponto de vista financeiro. Para minorar as dificuldades, a Ajuda de Berço vai receber a totalidade direitos de autor relativos ao livro "Um menino diferente", além de um euro na compra de cada exemplar de "O baile da princesa".

Rui Couceiro, do gabinete de comunicação da Porto Editora, revela que existe a intenção de continuar com estas campanhas, porque "em modelo vencedor não se mexe". "Conseguimos mesmo ajudar as instituições às quais nos associamos", concretiza.

Também a Bertrand está a promover uma campanha de responsabilidade social, ainda que em moldes diferentes. Os visitantes e compradores das 52 livrarias da rede existentes a nível nacional são convidados a oferecer um livro, que posteriormente será depositado num receptáculo próprio, o Livrão.

"Queremos levar a leitura às crianças mais carenciadas, criando-lhes novas oportunidades", salienta Teresa Cotrim Figueiredo, directora de marketing da Bertrand Livreiros.

JN