terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Inscrições para o Concurso Nacionald e Leitura - 1ª Fase

Regulamento do Concurso Nacional da Leitura

1ª Fase - Eliminatória a Nível de Escola

Artº 1º
Objectivos
Promovido pelo Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares – o Concurso Nacional de Leitura pretende estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico.
O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes: a 1ª Fase, a realizar nas escolas; a 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela DGLB; e a 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, realizada em Lisboa em colaboração com a RTP.
O presente Regulamento refere-se exclusivamente à 1ª Fase, mas tem subjacente o Regulamento do Concurso a Nível Nacional.
 Artº 2º
Condições gerais de participação
A participação no concurso está aberta a todos os alunos do Agrupamento, que a ele adiram, através do preenchimento de uma Ficha de Inscrição na Biblioteca Escolar até ao dia 10 de Dezembro (6ª feira).
No caso de serem seleccionados para as Finais Distritais ou para a Final Nacional, os candidatos menores de 16 anos não poderão participar sem a autorização expressa dos encarregados de educação.
Artº 3º
Categorização dos concorrentes
Os concorrentes serão repartidos em duas categorias: alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (7º e 8º anos de escolaridade) e alunos do Ensino Secundário (10º ano de escolaridade).
Artº 4
Júri a Nível de Escola
O Júri a nível de Agrupamento é presidido pela Professora Bibliotecária e integra, ainda, a Coordenadora do Departamento de Línguas e dois Docentes de Português, Professores António José Carvalho e Lucília Figueiredo.
Artº 5
Competências do Júri a Nível de Escola
Cabe ao Júri a Nível de Escola: a organização da 1ª Fase do Concurso; o acompanhamento das três Fases; a selecção das obras tomadas como referência para o Concurso e o desenvolvimento do processo de selecção dos alunos que participarão nas fases seguintes. O Júri decidirá, ainda, sobre quaisquer matérias omissas neste Regulamento.
Artº 6º
Fases do Concurso Nacional de Leitura
Após o anúncio público do Concurso Nacional de Leitura, as respectivas provas serão organizadas em três fases. A 1ª Fase – Eliminatórias a realizar nas escolas _ terminará impreterivelmente no dia 14 de Janeiro de 2011. Embora na maioria dos casos a coordenação seja assegurada por docentes da área do Português ou pelo Professor Bibliotecário que coordena a Biblioteca Escolar, qualquer professor da escola poderá aderir com alunos das suas turmas ao CNL. Cada escola seleccionará um máximo de três vencedores, em cada uma das duas categorias – 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário –, que estarão presentes na respectiva Final Distrital (2ª Fase do Concurso). A 2ª Fase terá lugar durante o segundo Período lectivo, desejavelmente ao longo dos meses de Março e Abril, numa Biblioteca Municipal do Distrito, a designar. A 3ª Fase corresponde à Final Nacional e terá lugar durante o mês de Maio de 2011, em data e local a anunciar. A RTP produzirá o evento e transmitirá a sessão.
 Artº 7º
Provas de selecção / data de realização
Fica ao critério dos respectivos Júris a elaboração das provas de selecção.
Globalmente, as provas, escritas ou orais, deverão avaliar os conhecimentos dos concorrentes sobre as obras seleccionadas.
Para a selecção dos finalistas a nível de escola, poderão ser usados questionários de escolha múltipla, ou qualquer outra forma de expressão, nomeadamente comentários pessoais redigidos pelos participantes. As eventuais situações de ex aequo serão desempatadas mediante provas adicionais e não através de sorteio.
As provas de selecção, a nível de escola, serão realizadas no dia 10 de Janeiro de 2011, às 14 horas, na Biblioteca Escolar.
Artº 8º
Obras de referência para as Provas de Selecção
As obras tomadas como referência para as provas da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura serão as seguintes:
3º Ciclo do Ensino Básico:
História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar” da autoria de Luís Sepúlveda
A Estrela”, in “Contos”, da autoria de Virgílio Ferreira
             Ensino Secundário:
Amor de perdição”, da autoria de Camilo Castelo Branco
Artº 9º
Prémios
Os alunos seleccionados nesta 1ª Fase receberão prémios relevantes.
Para mais informações aconselha-se a consulta do sítio PNL.
www.planonacionaldeleitura.gov.pt
Para esclarecimentos/informações escrever para:
lermais@planonacionaldeleitura.gov.pt