quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen é hoje oficialmente doado à Biblioteca Nacional

O espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen será hoje oficialmente doado pela família da escritora à Biblioteca Nacional, em Lisboa, onde se inaugura também uma exposição sobre a sua vida e obra.
Na cerimónia - que se inicia pelas 16h00 e contará com a presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas - será assinado o termo de doação do espólio de Sophia (1919-2004).
“São cadernos e folhas soltas com rascunhos e diferentes versões de vários tipos de textos, esboços de projectos, traduções; são cartas, agendas cheias de notas sobre afazeres do dia-a-dia (números de telefone, receitas de cozinha, contas domésticas), diários de viagem, desenhos, recortes de jornais com depoimentos e entrevistas, fotografias; são impressos que documentam gestos de solidariedade e envolvimento cívico e político”, descreveu Maria Andresen, filha da poeta.
Maria Andresen considera que "uma partes mais interessantes do espólio" foi a descoberta "surpreendente", no fundo de um móvel meio abandonado, de vários cadernos, "os mais antigos cadernos de poemas" datados entre 1932 e 1941. "Contêm os primeiros esboços de poemas, tentativas adolescentes que remontam aos 12, 13 anos. E contêm, em manuscrito, muitos dos poemas que viriam a ser publicados ao longo da vida".
O material - guardado em grandes armários na casa de Sophia, na Travessa das Mónicas, Lisboa, onde a escritora "fechava à chave tudo o que não queria destruir", segundo uma nota da Biblioteca Nacional - foi para uma sala no Centro Nacional de Cultura. Aqui, "uma equipa constituída por Manuela Vasconcelos e Maria Andresen de Sousa Tavares leu, identificou e classificou cada documento". No final de Novembro de 2010, o espólio chegou à Biblioteca Nacional.
Depois do acto de doação, será inaugurada pelas 18h30, também na Biblioteca Nacional, uma exposição com material do espólio, intitulada “Sophia de Mello Breyner Andresen - Uma Vida de Poeta”, cuja apresentação estará a cargo das comissárias, Paula Morão e Teresa Amado.
Estão previstas intervenções de alguns amigos da poeta e leitura de poemas pelos actores Luís Miguel Cintra e Beatriz Batarda.
Será ainda lançado o catálogo da exposição - publicado pela Caminho, igualmente responsável pela mais recente edição da obra poética de Sophia num só volume - e mostrado o site dedicado à escritora na Biblioteca Nacional Digital.
No dia seguinte, começa na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o primeiro Colóquio Internacional dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen, com a participação de cerca de 40 especialistas nacionais e estrangeiros. No âmbito desse colóquio de dois dias, será igualmente apresentado o número de Janeiro da revista Colóquio/Letras, da Gulbenkian, em parte dedicado a Sophia.
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919 e morreu em Lisboa a 2 de Julho de 2004.