quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Anjo Branco', de Rodrigues dos Santos, foi livro mais vendido de 2010


O romance O Anjo Branco, de José Rodrigues dos Santos, foi o livro mais vendido em Portugal em 2010, encontrando-se já na 11.ª edição, indicou hoje a Gradiva, editora das obras do autor.

A conclusão baseia-se em dados da empresa de estudos de mercado GfK e das cadeias de livrarias Fnac, Bertrand e Bulhosa, precisou a editora.

Desde que foi lançado, a 24 de Outubro, O Anjo Branco soma, até agora, 135 mil exemplares impressos, tendo-se também tornado o romance histórico de Rodrigues dos Santos de venda mais rápida.

O protagonista deste oitavo romance do autor chama-se José Branco, um médico que foi viver para Moçambique na década de 1960 e que, perante as enormes carências sanitárias do país, criou o revolucionário Serviço Médico Aéreo, deslocando-se num pequeno avião, o que lhe valeu o epíteto de «anjo branco», por descer do céu vestido de branco.

«Inspirei-me no meu pai: o romance conta a história de um médico que é punido pela administração colonial e enviado para Tete, um sítio perdido no coração de África conhecido por 'o cemitério dos brancos'», disse o autor em entrevista à Lusa, em Outubro de 2010, dias antes da publicação do livro.

O escritor e jornalista da RTP, de 46 anos, decidiu contar esta história inspirada em factos reais por considerar que «estava por escrever o grande romance português sobre a Guerra Colonial».

«Fico com a impressão de que a literatura que se produziu sobre o assunto é complexada e colorida ideologicamente, com 'bons' de um lado e 'maus' do outro, ou então é bacocamente saudosista», defendeu.

«Eu quis fugir a esses dois registos - sublinhou -, quis escrever um romance descomplexado que mostrasse as grandezas e as misérias, e também as contradições da nossa presença em África. Quis sobretudo escrever um romance como nunca tinha sido escrito sobre a guerra colonial e os Portugueses em África».

Depois de publicar vários outros romances que se tornaram também instantaneamente best-sellers, como O Codex 632 (2005), A Fórmula de Deus (2006), O Sétimo Selo (2007), A Vida Num Sopro (2008) e Fúria Divina (2009), José Rodrigues dos Santos é, segundo a sua editora, «o escritor mais vendido da década 2001-2010 em Portugal», tendo as suas obras vendido mais de um milhão de exemplares e estando publicadas em 17 línguas.

Sol