quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ferramentas e recursos digitais na Biblioteca


Duração

4 horas
Resumo
Workshop lançado no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL), que pretende contribuir para apromoção da literacia através de recursos educativos digitais, nomeadamente software educativoImagina.

Objetivos

  • Proporcionar um espaço de partilha e troca de experiências entre Animadores de Bibliotecas,Professores, Educadores, Pais, Mediadores de Leitura
  • Proporcionar um espaço de formação para a dinamização de ateliers multidisciplinares, tendopor base as TIC
  • Promover e divulgar práticas pedagógicas centradas na utilização criativa de ferramentas erecursos educativos digitais
  • Conhecer recursos educativos digitais adequados a diferentes contextos e níveis etários
Conteúdos
Parte I  Tecnologias na Escola
  • Ouvir, contar e recontar estórias
  • Construir, ilustrar e animar estórias
  • Elaborar livros digitais, cartazes, brochuras e livros de autoria
  • Promover a utilização dos símbolos como linguagem aumentativa e alternativa e como apoio àliteracia
  • Criar fichas de leitura e tutoriais com símbolos
  • Construir e jogar jogos com os conteúdos de portfolios digitais
  • Ouvir músicas infantis, inserir acompanhamentos musicais
  • Construir novas melodias
  • Desenvolver competências de planeamento, estratégia, raciocínio e cálculo, entre outras,através da criação e partilha de jogos
  • Realizar experiências e simulações em diferentes áreas, nomeadamente Física e Química.
Parte II  Espaço Prático de Exploração (com guiões de atividade)
Trabalho em pequenos grupos, sendo que cada participante deverá rodar pelos 4 de suapreferência
  • Grupo 1  Imaginar: Criação de Jogos, simulações, histórias interactivas, animações (FlorestaMágica 4  10 anos; Dragões e Companhia 9  15 anos; Imagina, cria e constrói 4  15 anos)
  • Grupo 2  Falar inglês: Aprender inglês na Little Bridge (6  12 anos)
  • Grupo 3  inventar: Criação de materiais para serem impressos no inVento (todas as idades)
  • Grupo 4  Aventurar-se: Actividades e Jogos de Leitura e Escrita no Aventuras 2 (faixa etária5  8 anos)
  • Grupo 5  Comunicar: Actividades com Símbolos, texto e voz  Comunicar com Símbolos(NEE)
  • Grupo 6  Saltar: Competências Básicas   está 2 e Pequeno Mozart (4 aos 8 anos)
  • Grupo 7  Explorar: Laboratórios de Física e Química (9º ao 12º anos)
Parte III  Partilha de Experiências

Metodologia

Metodologia de trabalho centrada em métodos ativos. O formando constrói o conhecimento pordescoberta, partilha e experiência. Deverá selecionar os grupos de trabalho que melhor seadaptam à sua atividade profissional e construir actividades e materiais adaptados.
Serão constituídos grupos de trabalho com 3 a 6 elementos, que alternadamente farão aexploração dos diversos recursos disponibilizados.
A sessão será finalizada com a apresentação dos trabalhos ao grande grupo, veiculando-se umaaprendizagem partilhada.

Destinatários

Responsáveis e Animadores de Bibliotecas Públicas e Escolares | Responsáveis Autárquicos |Professores e Educadores | Mediadores de Leitura | Pais | Outros

    Requisitos mínimos

    • Iniciação à informática
    • Conhecimento do ambiente Windows

    Recursos pedagógicos

    • Materiais necessários (disponibilizados pelo Centro de Formação Cnoti): Software Imagina(versões de demonstração | Guiões de atividades | Projector multimédia e colunas de som
    • Biblioteca ou sala com computadores (fixos ou portáteis) (disponibilizados pela entidade organizadora): espaçosa | com um quadro branco ou parede branca e lisa | com boas condiçõesde luz e insonoridade | com tomadas e extensões | disponível 1 hora antes do início doworkshop, para efeitos de montagem do material

    Preço

    • 25 Eur por participante (até 3 dias antes do workshop iniciar)
    Os valores são isentos de Iva (no âmbito do art.  do CIVA)
    Crédito em software Imagina
    • Cada participante tem direito a um crédito de 25 Eur na aquisição de software Imagina no finaldo workshop ou até 30 dias depois da sua data de realização.
    • Acrescem portes de envio do software (6 Eur), no caso da aquisição ser realizada depois doworkshop.