Duração
4 horas
Resumo
Workshop lançado no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL), que pretende contribuir para apromoção da literacia através de recursos educativos digitais, nomeadamente software educativoImagina.
Objetivos
- Proporcionar um espaço de partilha e troca de experiências entre Animadores de Bibliotecas,Professores, Educadores, Pais, Mediadores de Leitura
- Proporcionar um espaço de formação para a dinamização de ateliers multidisciplinares, tendopor base as TIC
- Promover e divulgar práticas pedagógicas centradas na utilização criativa de ferramentas erecursos educativos digitais
- Conhecer recursos educativos digitais adequados a diferentes contextos e níveis etários
Conteúdos
Parte I – Tecnologias na Escola
- Ouvir, contar e recontar estórias
- Construir, ilustrar e animar estórias
- Elaborar livros digitais, cartazes, brochuras e livros de autoria
- Promover a utilização dos símbolos como linguagem aumentativa e alternativa e como apoio àliteracia
- Criar fichas de leitura e tutoriais com símbolos
- Construir e jogar jogos com os conteúdos de portfolios digitais
- Ouvir músicas infantis, inserir acompanhamentos musicais
- Construir novas melodias
- Desenvolver competências de planeamento, estratégia, raciocínio e cálculo, entre outras,através da criação e partilha de jogos
- Realizar experiências e simulações em diferentes áreas, nomeadamente Física e Química.
Parte II – Espaço Prático de Exploração (com guiões de atividade)
Trabalho em pequenos grupos, sendo que cada participante deverá rodar pelos 4 de suapreferência
- Grupo 1 – Imaginar: Criação de Jogos, simulações, histórias interactivas, animações (FlorestaMágica 4 – 10 anos; Dragões e Companhia 9 – 15 anos; Imagina, cria e constrói 4 – 15 anos)
- Grupo 2 – Falar inglês: Aprender inglês na Little Bridge (6 – 12 anos)
- Grupo 3 – inventar: Criação de materiais para serem impressos no inVento (todas as idades)
- Grupo 4 – Aventurar-se: Actividades e Jogos de Leitura e Escrita no Aventuras 2 (faixa etária5 – 8 anos)
- Grupo 5 – Comunicar: Actividades com Símbolos, texto e voz – Comunicar com Símbolos(NEE)
- Grupo 6 – Saltar: Competências Básicas – Já está 2 e Pequeno Mozart (4 aos 8 anos)
- Grupo 7 – Explorar: Laboratórios de Física e Química (9º ao 12º anos)
Parte III – Partilha de Experiências
Metodologia
Metodologia de trabalho centrada em métodos ativos. O formando constrói o conhecimento pordescoberta, partilha e experiência. Deverá selecionar os grupos de trabalho que melhor seadaptam à sua atividade profissional e construir actividades e materiais adaptados.
Serão constituídos grupos de trabalho com 3 a 6 elementos, que alternadamente farão aexploração dos diversos recursos disponibilizados.
A sessão será finalizada com a apresentação dos trabalhos ao grande grupo, veiculando-se umaaprendizagem partilhada.
Destinatários
Responsáveis e Animadores de Bibliotecas Públicas e Escolares | Responsáveis Autárquicos |Professores e Educadores | Mediadores de Leitura | Pais | Outros
Requisitos mínimos
- Iniciação à informática
- Conhecimento do ambiente Windows
Recursos pedagógicos
- Materiais necessários (disponibilizados pelo Centro de Formação Cnoti): Software Imagina(versões de demonstração | Guiões de atividades | Projector multimédia e colunas de som
- Biblioteca ou sala com computadores (fixos ou portáteis) (disponibilizados pela entidade organizadora): espaçosa | com um quadro branco ou parede branca e lisa | com boas condiçõesde luz e insonoridade | com tomadas e extensões | disponível 1 hora antes do início doworkshop, para efeitos de montagem do material
Preço
- 25 Eur por participante (até 3 dias antes do workshop iniciar)
Os valores são isentos de Iva (no âmbito do art. 9º do CIVA)
Crédito em software Imagina
- Cada participante tem direito a um crédito de 25 Eur na aquisição de software Imagina no finaldo workshop ou até 30 dias depois da sua data de realização.
- Acrescem portes de envio do software (6 Eur), no caso da aquisição ser realizada depois doworkshop.