quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Concurso PORDATA/RBE 2011-2012

Decorre até 24 de Março de 2012 o prazo para envio à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) do melhor trabalho de cada escola candidato ao Concurso PORDATA/RBE 2012. A iniciativa, promovida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), em parceria com a RBE, está aberta a todas as escolas com ensino secundário da rede pública e escolas privadas representadas na Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

Pretende-se, com o concurso, que os alunos:

- Adquiram competências na utilização da PORDATA.
- Aprofundem o conhecimento da realidade portuguesa.
- Desenvolvam competências em literacia da informação.
- Desenvolvam capacidades reflexivas e críticas.

Para concorrer, as escolas devem dinamizar e apoiar a elaboração de trabalhos curriculares (efectuados individualmente ou em grupo, com um máximo de 3 alunos), sendo a base de dados PORDATA a fonte principal de informação.

Cada escola só pode apresentar um trabalho a concurso, que deve ficar concluído até 12 de Março de 2012. O melhor trabalho, resultante da selecção interna efectuada pelo professor orientador e pelo professor bibliotecário, deve ser enviado pela escola à RBE até ao termo do prazo definido.

A apreciação final dos trabalhos a concurso decorre entre 24 de Março e 30 de Abril de 2012.

A divulgação pública dos melhores trabalhos ocorre durante o mês de Maio de 2012.


Paralelamente ao concurso, vai ser organizado um programa de acções de formação para o uso da PORDATA, prioritariamente dirigido às escolas com ensino secundário não contempladas no plano de formação de 2010-2011. As acções destinam-se ao professor bibliotecário da escola/agrupamento e a um pequeno grupo de alunos/professores interessados em desenvolver trabalhos curriculares a partir da PORDATA.

Para mais informações, aceder aos sítios RBE, Fundação Francisco Manuel dos Santos e AEEP - Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.
In: Portal das Escolas