quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Amor Intemporal - Espetáculo de Poesia Encenada

Este espetáculo, com estreia já no próximo dia 4 de Novembro, tem como intenção atingir o púbico jovem, fomentando o gosto pela poesia e recorrendo a um fundo musical composto por excertos de peças de compositores clássicos, bem como à envolvência de imagens e desenho de luzes que resulta numa linguagem multimédia, dita por 15 jovens actores, na sua maioria entre os 16 e os 28 anos.
A Associação Cultural Confluência foi fundada em 1995 em Constância e desde 2005 tem a sua sede em Cascais, sendo presidida pela sua fundadora, a escritora Maria Helena Torrado e pelo ator Ricardo Carriço. Dada a sua natureza, em Maio de 2011 foi reconhecido pelo Ministério da Cultura o interesse cultural do seu projeto, o qual se centra “na criação e promoção de cultura com saber, qualidade e responsabilidade”, pelo que esta associação desenvolve ações de natureza lúdica e artística nos domínios da literatura, da música, do teatro e das artes plásticas, concorrendo para a divulgação das tradições culturais portuguesas. Acreditando que uma oferta cultural de qualidade é uma mais valia para diversos setores e, sobretudo, um recurso indispensável para o espaço educativo, desde há muito tempo que esta associação contempla atividades dirigidas ao público escolar.  
É nesse contexto que se inscreve o espetáculo Amor Intemporal, cujo texto é da autoria de Maria Helena Torrado e a encenação da responsabilidade de Ricardo Carriço. Este espetáculo parte da seleção de autores de poesia portuguesa moderna e contemporânea – Florbela Espanca, David Mourão-Ferreira, Raul de Carvalho, José Carlos Ary dos Santos, José Gomes Ferreira, Helena Torrado, Eugénio de Andrade e Carlos Queirós – estrutura-se a partir de dois poemas de amor.
In: DGIDC