quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Casa Fernando Pessoa assinala aniversário de Carlos Drummond de Andrade

O aniversário do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade é assinalado, esta segunda-feira, em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa, com o "Dia D", inteiramente dedicado ao escritor, numa associação ao Instituto Moreira Salles, do Brasil, que lançou a iniciativa. 
A estreia mundial do documentário "Consideração do Poema", sobre o escritor, prevista para as 18.30 horas, culmina a jornada iniciada às 10:00, com a projecção do filme "No Meio do Caminho", feito a partir da leitura do poema homónimo de Drummond de Andrade em diferentes línguas, segundo a programação anunciada pela Casa Fernando Pessoa.
"Consideração do Poema" estabelece um panorama sobre a obra de Drummond de Andrade, a partir de leituras feitas por figuras da cultura brasileira, como o escritor e compositor Chico Buarque, os músicos Caetano Veloso e Adriana Calcanhotto, as actrizes Fernanda Torres e Marília Pera, o filósofo e poeta Antonio Cícero e o escritor Milton Hatoum.
Produzido pelo Instituto Moreira Salles, "Consideração do Poema" é exibido em Portugal e também no Brasil, nas instalações do Instituto, assim como noutras instituições brasileiras parceiras da iniciativa: escolas, universidades, livrarias, bares, museus, canais de televisão e centros culturais.
A programação do "Dia D" da Casa Fernando Pessoa integra ainda o filme "No Meio do Caminho", construído sobre a leitura do poema homónimo de Drummond, declamado em onze diferentes línguas, por personalidades como o professor David Arrigucci, o jornalista norte-americano Matthew Shirts, o cineasta de origem belga Jean-Claude Bernardet e a ensaísta brasileira Heloisa Jahn. Este filme é apresentado em sequência contínua, das 10 às 18 .
Em Lisboa, o "Dia D" encerra com uma leitura de poemas de Drummond de Andrade pelos actores Ângela Pinto e Jorge Sequerra. "A mesa", "A máquina do mundo", "Caso do vestido", "Noite na repartição", "O marginal Clorindo Gato" e "Nosso Tempo" fazem parte da sequência que pode ser ouvida após a exibição de "Consideração do Poema".
O Instituto Moreira Salles lança ainda hoje, no seu site (http://ims.uol.com.br/), o material recolhido ao longo dos últimos meses, composto por gravações de som e imagem de leituras de poemas do autor de "A máquina do mundo", feitas por cidadãos anónimos que enviaram as suas participações à instituição, por correio electrónico.
Este material deverá resultar num novo filme, segundo o Instituto e os curadores da iniciativa, Eucanaã Ferraz e Flávio Moura.
Carlos Drummond de Andrade nasceu a 31 de Outubro de 1902, em Minas Gerais, e morreu a 17 de Agosto de 1987.
O "Dia D" -- "Dia Drummond" -- foi lançado pelo Instituto Moreira Salles para celebrar a obra do escritor brasileiro, à semelhança do Bloomsday de "Ulisses", do escritor irlandês James Joyce.
In: JN