quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Buscas online passam a ser personalizadas



O motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo anunciou hoje, através do seu blogue oficial, alterações nas buscas que passarão a incluir resultados relacionados com a atividade social na internet de cada utilizador. Designado como «Search, Plus your world» (Pesquisa, mais o seu mundo), o motor passa não só a apontar os conteúdos universais como se conhece até agora, mas também a apresentar resultados que advêm das atividades de cada um na internet, por exemplo fotografias ou textos partilhados.


O exemplo dado por Amit Singhal, da Google, que assina a publicação, torna mais clara esta novidade. Para este responsável da empresa norte-americana o fruto favorito é o Chikoo, nome que decidiu também dar ao seu cão. Se até agora uma pesquisa sobre “Chikoo” só lhe daria resultados sobre o fruto tropical, também conhecido como sapoti no Brasil, com o novo Google a par destes resultados surgirão, por exemplo, as fotografias do cão que ao longo dos anos for partilhando.

Muitas das novas funcionalidades encontram verdadeiro sentido para quem tem uma conta na rede social da empresa, o Google+, podendo algumas destas inovações ser interpretadas como uma forma de impulsionar esta rede que tem encontrado dificuldades para contrariar a hegemonia do Facebook.

Esta rede social, tal como o Twitter, representa uma ameaça para o Google, já que não permite que este motor de busca pesquise nos milhões de fotos, ligações e comentários que todos os dias circulam naqueles serviços.

Auto-preenchimento

Agora, quando digitar uma busca, bastará ao utilizador, por exemplo, escrever algumas letras de um nome de um amigo para que esse surja personalizado para auto-preenchimento. Selecionando esse nome será encaminhado para uma página de resultados do amigo que inclui informação do perfil dele no Google+, permitindo adicioná-lo de forma simples aos círculos desta rede social se for um utilizador.

Entre as mudanças que entram em vigor a partir de hoje, está também a possibilidade de ver aparecer, sempre que se pesquisa um tema, pessoas proeminentes que discutam frequentemente este tópico no Google+. Estes resultados aparecem no lado direito da página de resultados e permitem também com uma ligação rápida ao Google+ acompanhar as conversas sobre determinado tópico.

Estas alterações entram hoje em vigor automaticamente para todos os utilizadores do Google em inglês e nos próximos dias para as restantes línguas. A página de pesquisa inclui um ícone que permite desligar a função de pesquisa personalizada em cada busca e que pode ser permanentemente desativada nas preferências pessoais.