quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Concurso Ler em Português

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura lançam, em parceria, a 1.ª edição do Concurso Ler em Português, subordinada ao tema "Liberdade e Segurança numa Sociedade Plural". A iniciativa destina-se a equipas mistas de alunos e professores do Ensino Secundário de Portugal continental, das regiões autónomas dos Açores e da Madeira e dos Estados Unidos da América. Pretende-se, com este concurso de leitura e escrita, promover a utilização da Língua Portuguesa, aumentar as práticas de leitura e aprofundar a troca de experiências entre alunos e professores portugueses e norte-americanos.

A iniciativa conta com a colaboração, no acompanhamento e divulgação locais, de outras entidades, nomeadamente a Secretaria Regional de Educação e Formação da Região Autónoma dos Açores e a Secretaria Regional de Educação e Cultura da Região Autónoma da Madeira.

As equipas participantes são compostas por oito elementos (um professor e três alunos de cada um dos países), sendo coordenadas pelos respetivos professores.

A participação no concurso efetiva-se através da edição e publicação de conteúdos no blogue atribuído a cada equipa e da elaboração de um trabalho final.

As equipas selecionadas são premiadas com um programa de intercâmbio entre Portugal e os Estados Unidos da América para conhecer, in loco, a cultura e os costumes dos dois países, bem como as dinâmicas e os projetos de leitura e literacia desenvolvidos pelas respetivas escolas e bibliotecas escolares.

Para mais informações, incluindo a consulta do regulamento, aceder ao sítio Ler em Português.