quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Jovens enviam 100 SMS e passam meia hora ao telefone por dia


Cada adolescente português envia diariamente, em média, uma centena de mensagens escritas (SMS) e passa meia hora ao telemóvel, segundo revela um estudo hoje divulgado por um projeto promovido pelo Instituto Superior Técnico (IST).

Realizado no ano letivo 2010/2011 com base nas respostas de quase 2.500 alunos de 40 escolas do país, o inquérito revelou que apenas um em cada 200 jovens não tem telefone celular e a maior parte (30 por cento) recebeu o primeiro aparelho aos dez anos, no final do 1º ciclo. Mais de 23 por cento disse, contudo, ter começado a o equipamento antes dessa idade.

Quanto à utilização dada aos telemóveis, os estudantes, na maioria com idades entre as 15 e os 17 anos, disseram usá-los em níveis iguais para telefonar (97,6 por cento) e enviar SMS (97,7), mas também para ouvir música (81,1) ou jogar (52,3).

Embora quase três em cada quatro adolescentes (78,3 por cento) utilizem apenas um telefone, 17,7 por cento disseram usar dois e 3,6 por cento disseram dispor de três ou mais equipamentos.

O estudo insere-se num projeto do IST denominado monIT, que tem por “principal objetivo” disponibilizar publicamente informação relevante sobre radiação electromagnética em comunicações móveis.

Neste âmbito, mais de metade (55,8 por cento) dos inquiridos mostraram-se preocupados com os possíveis efeitos do uso do telemóvel na saúde, 31,2 por cento afirmaram que não e 13 por cento disseram não ter opinião. Já quando interrogados sobre se já procuraram informação sobre o tema, apenas um em cada cinco (19,8 por cento) respondeu afirmativamente.

Fonte: Ciência Hoje