quinta-feira, 1 de março de 2012

Afirmações sobre Acordo Ortográfico são clarificadas

O secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas disse ontem em entrevista à TVI que vai "usar a possibilidade" de aperfeiçoar o Acordo Ortográfico. A Secretaria de Estado da Cultura esclarece as declarações.

A Secretaria de Estado da Cultura enviou à Lusa uma nota para clarificar as afirmações de Francisco José Viegas, ontem na TVI, durante uma entrevista em que o governante disse que iam "usar a possibilidade" de aperfeiçoar o Acordo Ortográfico (AO).

Na nota, a Secretaria de Estado admite que pode haver mudanças no período de transição. Deste modo, "é possível efetuar ajustamentos em alguns casos, relacionados com as palavras de dupla grafia e as sequências consonâncias".

"Até 2015 decorre o período de coexistência entre as duas ortografias, sendo que o Artigo 2.º da Resolução da Assembleia da República n.º 35/2008 estabelece um prazo de seis anos contando a partir de 13 de Maio de 2009 para a transição definitiva para a nova ortografia".

No programa "Política Mesmo", Francisco José Viegas manifestou o seu desagrado com algumas das regras do novo Acordo Ortográfico e admitiu que "do ponto de vista teórico, a ortografia é uma coisa artificial" pelo que "até 2015 podemos corrigi-la, temos essa possibilidade e vamos usá-la".

"Nós temos que aperfeiçoar o que há para aperfeiçoar. Temos três anos para o fazer", afirmou o secretário de Estado da Cultura. E rematou: "não há uma polícia da língua. Há um acordo que não implica sanções graves para nenhum de nós".

Sobre a possibilidade de uma iniciativa oficial para alterações ao AO, o gabinete de comunicação SEC esclarece na nota, citada pela agência Lusa, que "qualquer extrapolação das suas palavras [de Francisco José Viegas] além do âmbito referido é desprovida de significado".

Fonte: Expresso