quinta-feira, 24 de maio de 2012

Espólio de José Saramago já está em Lisboa

O espólio do escritor José Saramago chegou esta segunda-feira, 21 de Maio, à Casa dos Bicos, em Lisboa, onde vai ficar em exposição permanente. A inauguração da Fundação Saramago está marcada para o fim de Junho.

A coleção - que reúne documentos, livros, fotografias, manuscritos, cartas e objetos pessoais do prémio Nobel da literatura - estava em Lanzarote, Espanha, residência do escritor até falecer a 18 de Junho de 2010. 

A equipa da Fundação José Saramago acolheu com aplausos a chegada do camião-contentor, cerca do meio-dia, com o espólio. "É um momento muito especial e emocionante", disse à agência Lusa Pilar del Rio, viúva de Saramago e presidente da Fundação, através de um contato telefónico para o México, onde se deslocou para estar presente no funeral do escritor Carlos Fuentes.

Composto por livros, manuscritos inéditos, fotografias, correspondência, objetos pessoais de Saramago e o próprio escritório onde escrevia na casa de Tías, em Lanzarote, este espólio - considerou Pilar, viúva do escritor - "veio para a Casa dos Bicos para ser partilhado com portugueses e estrangeiros".

Questionada sobre a data da abertura da Casa dos Bicos, cujas obras de remodelação estão ainda a decorrer, Pilar del Río apontou a inauguração para o final da segunda quinzena de Junho, com a exposição "A semente e os frutos", baseada no espólio.