quarta-feira, 23 de maio de 2012

TV Ensino: Um elo entre aprendizagem e audiovisual

É uma verdadeira "sala de aula" virtual em língua portuguesa. Aprender a fazer divisões, converter frações para números decimais ou calcular a área de um retângulo tornou-se mais fácil e mais divertido. Tudo porque um professor luso decidiu transpor as aulas para um espaço mais alargado e partilhar com alunos de todo o país e até de além-fronteiras os seus conhecimentos. Assim nasceu a TV Ensino, que oferece vídeos educativos à distância de um clique.

Depois de, em 2008, fundar o blog EnsinoBasico.Com - atualmente o blog mais visitado em Portugal na área da educação - David Azevedo sentiu a "necessidade de utilizar o audiovisual". Inspirado na iniciativa KhanAcademy, que disponibiliza milhares de vídeos sobre áreas tão díspares como a economia e a química, o docente de 31 anos criou, em 2010, um canal no Youtube.

Pediu autorização a Salman Khan, indiano mentor da KhanAcademy, para "recriar" a ideia e a resposta positiva foi quanto bastou para o fazer avançar. Atualmente, são 81 os vídeos oferecidos pelo canal da TV Ensino, que conta com quase 600 subscritores.

"Todos os vídeos são feitos de raiz, criados por mim. Não são traduções mas sim "recriações" dos originais da KhanAcademy", explica David em entrevista ao Boas Notícias. "Porém, ao contrário do Salman Khan, que dedica o seu tempo profissional ao projeto, eu sou professor a tempo inteiro, pelo que faço os vídeos nas horas livres", conta. 

Por agora, estes vídeos educativos são apenas sobre matemática - que David leciona - mas a ambição do mentor é alargar a oferta a outras disciplinas e a vários anos escolares. "A minha ideia é recriar um currículo completo em vídeo, desde a 1ª classe ao 9º ano", revela David, que aproveita para apelar "a mais interessados" que se juntem a ele para "facilitar" a tarefa.

Os vídeos são simples, mas são também diretos e apelativos: sobre um "quadro" negro, explicam-se, com uma "caneta" virtual e números coloridos, os procedimentos muitas vezes vistos como uma dor de cabeça pelos mais pequenos.
A ideia tem sido muito bem recebida não só pelos alunos e pais mas pelos próprios professores. Uma vez que se trata de uma plataforma online é difícil fazer uma estimativa, mas David adianta que "os vídeos são utilizados por vários professores em atividades em contexto de sala de aula", exemplificando com um agrupamento de escolas de Vila Nova de Gaia, onde os docentes têm adotado este auxiliar com sucesso. 

Além disso, o professor salienta que tem recebido "centenas de comentários amplamente positivos". Esta recetividade é, aliás, no seu entender, o mais gratificante. "A minha maior recompensa é saber que ajudei alguém a superar dificuldades na aprendizagem da matemática", confessa.

A TV Ensino é uma peça fundamental do EnsinoBasico.com, mas está longe de ser a única. O blog é um autêntico centro de recursos e atividades e conta, neste momento, com diversas outras valências como o Dúvida!, que responde a dezenas de perguntas por semana, e uma comunidade que partilha fichas gratuitamente, e o projeto continua a crescer.

"Estou a preparar uma plataforma de gestão de turmas e de testes online", desvenda David. Mas, e a longo-prazo, qual é o grande objetivo? O professor não hesita na resposta. "Gostava de dar a conhecer a TV Ensino aos falantes de português nos quatro cantos do mundo", conclui.

Clique AQUI para conhecer o blog EnsinoBasico.com e AQUI para aceder ao canal da TV Ensino.
Fonte: Boas Notícias